segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Marc Chagall

     Pintor,ceramista e gravurista surrealista judeu russo-francês, nasceu no seio de uma família judaica, na sua juventude entrou para o ateliê de um retratista famoso da sua cidade de origem. Lá aprendeu não só as técnicas de pintura, como o gosto e a exprimir-se nessa arte. Ingressou, posteriormente, na Academia de Arte de São Petersburgo, de onde rumou para Paris. Entrou em contacto com modernistas que enchiam de cor, alegria e vivacidade a capital francesa. Conheceu tam Amedeo Modigliani e La Fresnay. Todavia, quem mais o marcou, foi o modernista Guillaume Apollinaire, de quem se tornou grande amigo. É também neste período que Chagall pinta dois dos seus mais conhecidos quadros: ''Eu e a aldeia'' e  ''O Soldado bebé'', pintados em 1911 e 1912, respectivamente.
      Os títulos dos quadros foram dados por Blaise Cendrars. Coube a Guillaume Apollinaire selecionar as obras que seriam posteriormente expostas em Berlim, no ano em que a Primeira Guerra Mundial rebentou, em 1914.
     Retornou então, a Paris, onde iniciou mais um pródigo período de produção artística, tendo mesmo ilustrado uma Bíblia. Em 1927, ilustrou também as ''Fábulas de La Fontaine'', tendo feito cem gravuras, somente publicadas em 1952. São também deste ano conhecidas as suas primeiras paisagens.
    Na França e nos Estados Unidos pintou, para além de diversos quadros, vitrais e mosaicos. Explorou também os campos da cerâmica, tema pelo qual teve especial interesse.













Sem comentários:

Enviar um comentário