. O uso do polimatérico (vários materiais numa só obra), na arte contemporânea, desenvolve-se a partir da primeira década do século XX, reiterando o objetivo de juntar os vários materiais a fim de que a obra tivesse um resultado mais real.
Os materiais passam a empregar-se de acordo com o aspeto estético de composição, com os aspetos táteis, como referência à civilização de consumo, etc. Um aspeto, no entanto, engloba todas as obras polimatéricas - os materiais são utilizados com plena liberdade.
Qualquer objeto, pelo seu interesse matérico, de cor ou da estrutura que apresenta e que pode vir a representar, substitui os materiais ''nobres'' da pintura e da escultura tradicionais.
Dentro do polimatérico podemos encontrar:
. Assemblagens ;
. Contruções / desconstruções ;
. Montagens de objetos ;
- Assemblagem
. É a modalidade de arte objetual artística que consiste na reunião de objetos ou fragmentos destes num suporte, dando lugar a obras tridimensionais que se situam na fronteira entre a pintura e a escultura.
Pode realizar-se com tábuas ou pedaços de madeira, unidas entre si, montadas sobre um suporte.
As composições feitas de espaços cheios e vazios, reentrantes e salientes, bem como as combinações de diversos materiais, conferem à obra um interesse plástico e artístico.
- Autores / Referências
.Joseph Cornell, Edward Kienholz, Robert Rauschenberg
Joseph Cornell
Edward Kienholz e Nancy Kienholz
Robert Rauschenberg
Sem comentários:
Enviar um comentário