. Muitos artistas do informalismo europeu atribuíram total importância artística à expressividade dos materiais, independentes de qualquer papel artístico secundário, libertando-os de qualquer caraterística figurativa ou temática.
Na pintura matérica são utilizados, para além dos materiais vulgares, tecidos, papéis, cartões e outros, como serapilheiras, madeiras, elementos metálicos e desperdícios.
Ao longo de diferentes épocas e civilizações o Homem foi encontrando o uso dos múltiplos materiais (naturais ou artificiais) e de variados instrumentos, em diferentes formas de expressão artística.
A arte informal para além de valorizar o ato de pintar e a importância da cor, preocupa-se, também, com o valor da matéria pictórica, pela textura.
Foram vários os processos de realização da pintura matérica desde a aplicação de camadas sucessivas de tinta (têmpera ou óleo) misturada com cola, originando uma espessura tátil e granulosa até à associação de objetos tridimensionais.
- Autores / Referências
. Jean Fautrier e Antoni Tàpies, procurando obter idênticos efeitos, juntam à tinta e à cola, areia ou pedra moída. Jean Dubuffet chega a utilizar gravilha e Julian Schnabel utiliza vários suportes sobre os quais cola materiais diversificados como por exemplo, pedaços de louça partida. Julian Schnabel prepara os seus suportes de pintura com materiais colados - pedaços de louça e gravilha sobre madeira - sobre os quais realiza suas pinturas. A superfície fragmentada provoca o desnivelamento da imagem em determinados sítios.
Julian Schnabel
Antoni Tàpies
Jean Fautrier
Sem comentários:
Enviar um comentário